top of page

Nosso trabalho

São quase duas décadas de dedicação às terapias integrativas. Empregamos  técnicas diversas dentro da própria acupuntura, fitoterapia, suplementos, ozonioterapia, procedimentos estéticos e ortopédicos com bioestimuladores naturais, avaliações termográficas, via ryodoraku, biorressonância e outros...

foto dorso acupuntura história.webp

01

Acupuntura Sistêmica

Desenvolvida há cerca de 5 milênios anos a partir de conceitos indianos _Nadis_, foi com Huang Di, em período anterior à Dinastia Xia, que os conceitos da Medicina Tradicional Chinesa e Acupuntura passaram a ser documentados em papel. 

 

Ele parte da observação do Universo cuja dinâmica se repete na natureza e corpos. Quando essa dinâmica é respeitada, temos um estado de saúde, harmonia, homeostase. Quando essa dinâmica não é respeitada, temos o estado de doença, os sintomas, o desequilíbrio energético e fisiológico. Educar, portanto a observar e equilibrar a natureza interna e externa, é parte do processo de cura.

Karine Fonseca – Especialista em Acupuntura legitima conceitos de 5 Elementos, Meridianos, Ciclos de Geração e Dominância, etc, e não menos, emprega também abordagem científica com estudos randomizados e visão circadiana. Parte tanto do conceito de desbloqueio energético, como de estímulos nociceptivos e respostas neurovegetativas.

Karine Fonseca - Especialista em Acupuntura

02

Acupuntura (S) Microssistêmica (S)

Isso mesmo: O mais correto é empregar plural quando nos referimos a Acupuntura Microssistêmica, isso porque contempla uma variedade enorme de microssistemas e bases conceituais.

Estamos falando de Acupuntura Craniana Japonesa, Yamamoto New Scalp Acupuncture, Wrist Ankle Acupuncture, Auriculoterapia Chinesa, Auriculoterapia e Auriculomedicina de Nogier, Su Jok, etc... Uma não anula a outra e todas funcionam, se corretamente empregadas.

 

O que está dentro é como o que está fora e o que há no macro também existe no microcosmo. É por isso que há vários pequenos mapas que refletem o organismo como um todo. 

 

Não menos importante frisar é que algumas técnicas às vezes funcionam melhores do que outras em pacientes diferentes e/ou com sintomas e condições de saúde diferentes... Outro ponto que interfere na escolha da técnica é a aceitação ou afinidade do paciente com aquela abordagem específica.

O tempo de recuperação varia de paciente para paciente, estilo de vida, alimentação não inflamatória, comorbidades, tratamentos concomitantes (abordagem multidisciplinar), etc... Normalmente, de imediato já se vê resultados, mas há situações em que é necessário um tratamento mais prolongado, sobretudo em condições crônicas e sindrômicas.

Ideal é tratar para, no lugar de restaurar, preservar a saúde. É bem diferente do que se costuma praticar no Ocidente, habituado a "tratar" quando a doença já se instalou, optando por "apagar o fogo" no lugar de "prevenir o incêndio".

A Acupuntura caiu no gosto popular e de profissionais de saúde, justamente porque além de tratar eficazmente a queixa principal (Desordens ortopédicas, neurológicas, cardiorrespiratórias, psiquiátricas, reumatológicas, metabólicas, uroginecológicas, etc), beneficia outros aspectos (Como o emocional, por exemplo) e preserva órgãos e vísceras  geralmente afetados no tratamento alopático (Estômago, fígado, rins...). É possível termos mais saúde, mais qualidade de vida, mais função, ampliarmos nossa consciência e tempo de vida.

Karine Fonseca - Especialista em Acupuntura

macro e microcosmo buda.jpg
poster-mapa-da-lingua-mtc-terapeuta-holistico.jpg

03

Testes, Análises e Exames

No universo das Terapias Integrativas existem metodologias diagnósticas próprias, com  parâmetros de equilíbrio e desequilíbrio de órgãos e vísceras. Posto isso, surge o quadro clínico.

O que na visão ocidental é doença, na perspectiva da MTC são sintomas ou manifestações de um processo interno de desequilíbrio. Dentre as metodologias empregadas, podemos citar inspeção de língua, de pulso, observação do odor, cor, sons... interrogatório sobre cor, sabor, estação, fezes, urina, etc... Além disso, testes ou exames como ryodoraku, biorressonância, o-ring test e outros são ferramentas úteis de diagnóstico que permitem padrão da mensurabilidade e replicabilidade...

Karine Fonseca - Especialista em Acupuntura

04

Acupuntura na Estética

A Acupuntura pode ser empregada também de forma muito eficaz na estética, promovendo melhora da circulação, oxigenação, tônus tissular, aumento de IGF, elastina, colágeno, etc...

Dentre as disfunções estéticas, destacam-se celulite, gordura localizada, flacidez, varicosidades, obesidade, ptoses, alopecia e outros.

A termografia é um recurso bem interessante de análise que permite a observação dos resultados. A imagem ao lado foi extraída do último trabalho que apresentei no início de 2023 na WTCM (World Traditional Chinese Medicine), nesse ano sediada em Dubai. À esquerda, captura termográfica antes do tratamento do fibroedema gelóide (celulite) com eletroacupuntura + óleo essencial de canela de Cassia, e à direita resultado de 9 sessões após o tratamento com duplo cego e variação do membro com e sem o óleo essencial supracitado. Observou-se nesse trabalho que o óleo essencial é um bom adjuvante no tratamento da celulite (melhora da circulação, controle da inflamação, ação termogênica) e que a eletroacupuntura por si só já oferece resultados consistentes.

Karine Fonseca - Especialista em Acupuntura

Exame inicial versus 9a sessão de eletroacupuntura com óleo essencial de canela de cassia.

Terapias Integrativas no Trabalho

(Em construção)

(11) 97444-9591; (11) 94209-9393 (WhatsApp)

Formulário de inscrição

Obrigado(a)

©2021 por KARINE FONSECA - Especialista em Acupuntura. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page